Viagem na história: conheça a marca Okdok!
As marcas ligadas ao universo do surf também se ligam à história de quem veste seus produtos — especialmente quando se trata de pessoas que se encaixam nesse estilo de vida. Com a marca Okdok não é diferente: especializada em surfwear, ela está no mercado há 35 anos e acompanhou o crescimento de muitos de seus clientes.
A marca, que é 100% nacional, pode ser encontrada em 18 estados brasileiros, em lojas de surf e street wear, além de lojas online. Ela continua levando a sério a originalidade e a qualidade de seus produtos e se preocupa com questões como responsabilidade social e consciência ecológica.
Para conhecer mais sobre a história da Okdok, continue lendo nosso post!
História
Tudo começou quando um jovem surfista teve a ideia de produzir algumas camisetas e moletons para vender para os amigos da faculdade, com o objetivo de juntar dinheiro para viajar e surfar em outras ondas.
Para isso, ele utilizou como referência seu próprio estilo de vida, que se inspirava nos segmentos surf e street wear. Seu foco era agradar ao público jovem e urbano dos anos 80, que ainda tinha poucas empresas voltadas para seus interesses.
As vendas iniciais foram um sucesso e impulsionaram a continuidade do negócio, que segue em atividade mais de 30 anos depois e se tornou uma empresa consolidada no mercado brasileiro. Hoje em dia, além dos moletons e camisetas, são oferecidos bonés, bermudas, mochilas e muitas outras peças inspiradas na cultura jovem e urbana.
O nome vem da expressão em inglês “okie dokie”, uma gíria utilizada nos Estados Unidos no sentido de aprovação, que tem um uso com tom de jovialidade. Ela não tem uma tradução literal para o português, já que “dokie” é uma palavra que não existe no dicionário e foi inserida apenas para rimar com o “ok”.
Originalidade
Entregar produtos originais é uma preocupação da Okdok desde a sua fundação. Isso se tornou ainda mais forte quando foi criado o departamento artístico, um espaço onde desenhistas profissionais trabalham elaborando suas artes à mão ou utilizando técnicas de computação gráfica.
A marca oferece estampas atuais, inspiradas no comportamento jovem, para que seus clientes sintam-se não somente confortáveis, mas também por dentro das tendências.
Além disso, a Okdok procura sempre se modernizar, seja em sua imagem ou mesmo nos seus processos internos enquanto empresa. Por causa disso, entre 2007 e 2008, a marca passou por um processo de transição pelo qual se aproximou mais das tendências globais e dos códigos culturais da juventude.
Patrocínios
Firmando seu compromisso com a prática do esporte, a Okdok é patrocinadora oficial de três atletas premiados brasileiros: os surfistas Stefano Dornelles e Moa Soares, além do skatista Caetano Costa.
Caetano conta com o patrocínio da marca desde os 15 anos, demonstrando o caráter visionário da instituição, que apostou em um jovem atleta para ajudá-lo a subir em sua carreira. Já os surfistas são personagens conhecidos na cena brasileira e colecionam prêmios nacionais e internacionais.
Como você pode ver, a Okdok é uma marca que leva a sério o compromisso de oferecer produtos de qualidade e com a originalidade que os jovens procuram. Tudo isso é realizado sem agredir o meio ambiente e ajudando a promover a carreira dos mais diferentes atletas.
Agora que você conhece a trajetória da marca Okdok, que tal ficar por dentro de nosso conteúdo? Curta agora mesmo nossa página no Facebook!