Skatista Ishod Wair assina um modelo da Nike SB
Ishod Wair se tornou um importante influenciador do mercado de skate dos EUA.
Se você gosta de andar de skate e quer trilhar um dos caminhos para a evolução, olhe para Ishod. Com 30 anos, o não tão garoto, é de Bordentown, Nova Jersey, construiu sua reputação dividindo seu tempo entre as famosas praças do centro da Filadélfia e diversas áreas da meca do skate em San Francisco e Los Angeles. Ishod hoje é reconhecido como um ícone tanto por novos skatistas como por já consagrados monstros do mercado de skate.
Detentor com uma série interminável de manobras combinadas com um estilo fluido o skateboarding de Ishod é inspirador.
Premiado em 2013 “Skatista do Ano” pela Thrasher, Ishod tem em seu currículo um impressionante volume de vídeos que a maioria dos skatistas profissionais nem sonham em produzir em uma carreira inteira, e o mais impressionante é que esse volume de vídeos não para de crescer.
Em meio a tantos elogios, esse ano (2022) vai ficar marcado como um ano muito especial para Ishod, o ano do lançamento do Nike SB Ishod Wair.
Ishod foi patrocinado pela Nike SB durante toda a sua carreira, participou ativamente do lançando de um modelo da Nike SB muito procurado, o Dunk SB Low e, mais recentemente, se unindo a Magnus Walker para promover o modelo Dunk SB Hi colorway que é inspirado na Porsche .
Agora, Ishod trabalhou junto com designers do Swoosh (logo da Nike) para construir um modelo totalmente novo desde o início, tornando-se assim o mais recente atleta (de uma seleta lista de patrocinados) a assinar um modelo exclusivo da Nike.
Um dia antes do lançamento do Nike SB Ishod em 7 de janeiro, o site de comportamento jovem Complex conversou por telefone com Ishod para saber mais sobre seu novo tênis, o pensamento por trás do design, a colaboração durante a pandemia de Covid e muito mais. Confira.
Obs: A entrevista foi levemente editada para maior clareza.
Quando você soube que a Nike iria desenvolver um modelo com a sua assinatura?
Talvez três anos atrás. Desde então estamos fazendo tudo acontecer… Já fazem um pouco mais de dois anos, acredito..
Qual era o seu objetivo ao entrar no processo de design do Nike SB Ishod?
Sinceramente, eu só queria que fosse algo diferente. As pessoas acabam fazendo a mesma coisa repetidamente com tênis de skate, basicamente refazendo o mesmo tênis e eu não queria fazer isso. Esse foi o meu pensamento, não queria refazer nada, queria ser o mais original possível. Espero que as pessoas gostem, pois o Nike SB Ishod é um ténis excelente para andar de skate e isso é a parte mais importante pra mim.
Para contribuir com o design do Nike SB Ishod você precisou ir muitas vezes a sede da Nike em Portland?
Não! Por causa da Covid as reuniões aconteciam principalmente pelo FaceTime. Se não fosse por isso, teris ido muitas vezes a Portland. Mas fizemos muitas reuniões online e deu tudo certo. Eu queria ser prático com todo o processo, poder direcionar cada detalhe do Nike SB Ishod e eles me deram todo o espaço necessário para isso. Eles não me empurraram nenhuma ideia de design e, portanto, pude contribuir em todos os níveis, era o que eu queria fazer.
Foi difícil contribuir com o design sem estar no campus da Nike?
Não! O FaceTime funcionou muito bem e o tempo muito aproveitado. Se eu tivesse que ir para o campus, só teríamos reuniões uma vez a cada dois meses, mas, ao invés disso, tivemos reuniões online todas as semanas e isso foi determinante para que eu pudesse passar todas as minhas ideias.
Quanto tempo antes do lançamento você testou o Nike SB Ishod na prática?
Eu diria que a metade do tempo total do desenvolvimento foi utilizado para testar o tênis, cerca de um ano, acredito.
Você chegou a fazer chamadas de Face Time com os designer da Nike durante as sessões de skate para testar o Nike SB Ishod?
Não, nada tão imediato, eu nunca os chamei enquanto estava andando de skate para testar o produto. Mas eu sou superexigente com meus tênis, fiquei muito atento a tudo que precisava evoluir e fiz diversas anotações, principalmente sobre o solado e sobre a respirabilidade do tecido, depois passava tudo para eles depois nas reuniões.
Você teve alguma inspiração específica para o modelo Nike SB Ishod?
Não, nada muito específico. Apenas pensei nos recursos que eu gostaria em um tênis de skate e tentei criar algo novo. Eu queria ter certeza de que quando alguém usasse o modelo Ishod sentisse seus pés livres para manobrar, mas obviamente com o tênis devidamente amarrado.
O modelo Nike SB Ishod também tem um par de cadarços sobressalentes porque é uma droga ficar com os cadarços quebrados, então se você estraga os cadarços como eu, eles serão muito uteis. O que eu queria era desenvolver um tênis que tivesse o melhor desempenho possível. Obviamente, você quer que o produto pareça bom e de uma maneira única, mas na verdade eu só queria um tênis de skate realmente bom. O modelo Nike SB Ishod é muito confortável fora da caixa e tem muita flexibilidade. Isso é o que importa para quem anda de skate.
A palmilha do Nike SB Ishod usa amortecimento React?
Sim, o último Bruin SB que eu usei tinha React e eu realmente gostei muito da sensação, então coloquei essa mesma palmilha no meu tênis.
Eu sei que você gosta de basquete, você já jogou basquete com o Nike SB Ishod?
Sim, alguns dias atrás, na verdade. Eles são bons. Eles são um pouco baixos para mim para jogar basquete.
Atualmente, as únicas pessoas que tem o privilégio novos modelos de tênis profissionais são jogadores da NBA, rappers, estrelas pop e skatistas profissionais. Como você se sente em fazer parte desse grupo cada vez mais seleto?
[Risos.] Eu nunca pensei muito sobre isso. É de fato um clube bastante exclusivo, é muito especial.
Você está na Nike há muito tempo, você imaginava que algum dia teria seu nome em modelo exclusivo?
Nos meus primeiros anos, eu realmente não pensava muito nisso. Minha mentalidade era: “Vou continuar fazendo minhas coisas e o que quer que tiver que acontecer, vai acontecer. Você não pode esperar nada de ninguém – só precisa manter as boas vibrações. [Risos]
Seu primeiro tênis profissional na Nike foi uma versão reduzida do Dunk, o Dunk Pro IW. Como isso aconteceu primeiro?
Três anos antes do lançamento do IW Dunk, eu estava em uma reunião importante na Nike, ai eu disse pra eles: “Os Dunks são ótimos, mas podemos reduzi-los um pouco?” Porque naquela época todos os tênis eram mais finos como o Janoski, e sinceramente, não gosto de tênis grande e volumoso. Então, aleatoriamente, alguns anos depois, eles trouxeram a ideia de volta e me perguntaram a minha opinião sobre desenvolver o Dunk reduzido, e eu disse que sim, e então avançamos com isso.
O modelo IW Dunks foi lançado em uma época insana, se criou um “hype” em cima do Dunk. Ele foi relançado no ano passado e então algumas de suas cores dispararam de preço novamente. Você notou que alguns de seus modelos Dunks profissionais mais antigos estão sendo vendidos em site de revenda por quase US$ 1.000?
Há alguns pares que ainda estão enlouquecendo as pessoas. Eu procuro os “Blue Sparks” de vez em quando porque esse foi o meu par favorito de Dunks, entre os que eu já fiz – eles têm um Swoosh (Logo da Nike) de couro branco e eles são azuis e brancos com uma palmilha rosa. Esses chegam a custar US$ 600 em algumas lojas.
Esse ano você ajudou a desenvolver novas cores ou materiais específicos para o Nike SB Ishod? Algo que você esteja ansioso para ser lançado?
Já está tudo pronto. Tudo é feito com quase dois anos de antecedência, então já temos as cores para esse ano inteiro já definidas. Estou empolgado para o lançamento da próxima variante. Todo azul com uma a sola fosca. Mas tem um monte de modelos muito bons. Mal posso esperar para receber as minhas amostras. Eu quero andar de skate com as variantes que ninguém ainda tem.
Vimos muitos skatistas no Instagram postando seus primeiros pares e andando com eles. Havia também algumas pessoas de fora do skate como o DJ Khaled. Foi você que conseguiu um par pra ele?
A Nike me pediu uma lista de pessoas para quem eu gostaria de presentear com um par do Nike SB Ishod, mas houve uma tonelada de coisas acontecendo no último mês e eu fiquei sobrecarregado e não consegui fazer isso.
No Dia de Ação de Graças, eu estava viajando de volta para casa para passar o feriado com minha família e então passei seis dias seguidos fazendo snowboard. Sei que do ponto de vista do marketing, eu definitivamente deveria ter pensado nisso, mas ultimamente só tenho pensado na minha família, no meu cachorro, em andar de skate além de outras merdas, e não em conseguir um exemplar do meu tenis para o DJ Khaled já [Risos.]
Existe algum vídeo de skate que será lançado sobre o Nike SB Ishod?
Sim, lançaremos um vídeo completo muito em breve. Na verdade, já era pra já ter sido lançado, mas foi adiado porque os direitos da música ainda não foram liberados. Estou muito empolgado com o lançamento desse vídeo… até mais do que com o tênis. Quer dizer, agora as pessoas já viram o tênis. Será uma loucura ver pessoas aleatórias andando de skate usando o Nike SB Ishod por aí, mas o tênis não é mais uma surpresa.
Agora o vídeo mostrar a razão de tudo… Não haveria tênis se não fosse o skate e os vídeos que fazemos.