Rolamento de skate: confira 5 dicas para não escolher errado
Você tem o mesmo skate já há algum tempo, mas nunca deu manutenção, afinal, skate lá precisa de manutenção? Até que você vai pegar uma calçada e, com o impacto, algo voa longe, quase atingindo a cabeça de alguém. Sim, você perdeu seu rolamento.
Rolamentos são peças que facilitam o giro das rodas, diminuindo o atrito com a peça que na qual ela está fixada. No caso do rolamento de skate, é aquele “miolo” composto por dois anéis de metal, um menor (interno e fixo) e outro maior (externo e móvel), que são separados por esferas, ou seja, sem chance de viver sem eles, então vem aprender algumas coisas para comprar seus próximos e também para cuidar dele com mais carinho, afinal, não dá para ficar andando por aí com uma possível arma de destruição em massa.
1. Entenda como funcionam os rolamentos
Como os rolamentos de esfera são usados para muitas coisas na sociedade, existe uma classificação para eles chamada Abec.
Ela divide os rolamentos em Abec-1, Abec-3, Abec-5, Abec-7, Abec-9 e Abec-11. Quanto menor a numeração, maior é a pressão exercida, e vice-versa, e quanto mais pressão, mais atrito, ou seja, teoricamente, menos velocidade e mais resistência – que é basicamente o que você tem que ter em mente para saber do que precisa.
Muitos skatistas se confundem e acreditam que Abec seja uma marca, porém não tem nada a ver: as fabricantes de rolamento de skate existem e têm nomes.
2. Conheça os grandes fabricantes de rolamento de skate
Claro que você pode usar rolamentos que não sejam de marcas específicas para skate, mas saiba que entre Abec-1 e 11, as diferenças são muito sutis para os iniciantes. Já nos rolamentos de skate das grandes marcas, a precisão para a prática do esporte é muito maior.
Nomes como Bones, Mini-Logo, Element e Independent, criam produtos pensados para os skatistas, projetados especificamente para isso.
3. Pense bem no que você precisa
Vamos lá, são dois rolamentos por roda, oito por skate, salvos alguns casos. Se você está aprendendo o básico, escolha os Abecs com preços mais acessíveis. Escolher entre um Abec e outro pode fazer alguma diferença para quem tem mais experiência, já que a pessoa já sabe do que precisa (mais ou menos resistência, por exemplo), mas no caso de iniciantes, não é necessário.
Agora, se você já sabe o que quer, fique de olho porque, como dissemos, quanto menor a numeração do Abec, maior sua resistência. Abec-1 ou Abec-3 tendem a ser mais indicados para quem prefere bater mais manobras, ter mais impacto no rolê. Já os com numerações maiores, como o Abec-11, podem ganhar mais velocidade nos drops que forem encarar. Tudo vai depender do que você quer do skate e dos cuidados que você toma para isso.
4. Mantenha os seus rolamentos em dia
Qualquer esporte necessita de segurança e por isso a manutenção dos equipamentos é essencial. Com os rolamentos não é diferente e você precisa estar atento: faça sempre limpeza dos rolamentos e demais peças pois, conforme o uso e as condições de tempo e pista, elas acumulam resíduos que causam mais atrito. Você ainda pode utilizar sprays e óleos lubrificantes na manutenção para melhorar o seu trabalho.
5. Procure profissionais responsáveis para lhe ajudar
Andar de skate é uma experiência única, ainda mais se for com o rolamento de skate adequado. Procure sempre profissionais e empresas reconhecidas para auxiliarem independente do seu grau de conhecimento dentro do esporte, e evite problemas no futuro por decisões mal tomadas no passado.
Gostou das informações que a Hawaii trouxe para você? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre skate, surf, patins e lifestyle!