Patins para iniciantes: como andar com segurança?
Andar de patins é uma atividade física que tem ganhado muitos adeptos, tanto pelo prazer de patinar, como para manter a forma. Quem está começando a aprender e até mesmo quem já é profissional, estão sujeitos às quedas. O importante é estar preparado para ela, para que uma queda não vire um acidente.
Neste texto veremos algumas dicas de segurança para quem está começando a patinar. Se você se encaixa no grupo de patins para iniciantes, continue lendo e aprenda um pouco mais sobre essa prática maravilhosa!
1. Tenha um patins de qualidade
O primeiro item para andar com segurança é usar patins de qualidade. Existem diferentes categorias de patinação: slalom, fitness, hockey, artístico, corrida street ou apenas recreação. Cada uma dessas modalidades tem características específicas que exigem um equipamento específico.
Investir em um bom equipamento é fundamental para ter sucesso na prática. Procure uma loja especializada, que venda patins com qualidade e escolha um modelo que atenda às necessidades da modalidade que você quer praticar.
2. Invista em equipamentos de segurança
Outro ponto importantíssimo é o equipamento de segurança. Como o próprio nome diz, é um equipamento para zelar pela segurança e bem-estar do praticante. Compre e use o capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas munhequeiras.
As quedas fazem parte da aprendizagem de andar de patins. Por isso, você deve se proteger e assim evitar que uma queda vire um acidente mais grave. Mesmo os patinadores profissionais não devem abrir mão dos equipamentos de segurança, eles são a sua proteção.
3. Procure ajuda de um profissional
Nada melhor para aprender uma nova habilidade que contar com a ajuda de um profissional. Ele vai poder dar dicas que vão facilitar o aprendizado e melhorar a técnica. Além disso, ele também pode dar orientações de segurança e ensinar como escolher o equipamento adequado.
Um bom profissional traça um caminho de aprendizado, em que o aluno começa aprendendo a se equilibrar sob as rodas até começar a fazer manobras.
4. Escolha um local adequado
Para quem está aprendendo a andar de patins não é interessante começar numa ladeira ou numa pista com chão irregular. O risco de queda aumenta muito. Procure um local que tenha uma pista bem conservada e plana. Assim, você pode praticar a usar os freios, parar e desviar de obstáculos de forma mais segura.
À medida que melhorar a habilidade sob rodinhas, aumente a dificuldade da pista.
5. Cuide do seu patins
A última dica para os iniciantes no mundo do patins é: cuide do seu equipamento. Não adianta nada você comprar um bom patins, equipamentos de segurança e contratar um profissional, se não cuidar do equipamento.
Faça uma manutenção preventiva, confira o alinhamento das rodas, se os parafusos estão bem apertados e mantenha a limpeza em dia. O cuidado prolonga a vida útil do patins.
Como vimos nas dicas de patins para iniciantes, não é preciso muito para aprender a andar. Com o material adequado e força de vontade para aprender é fácil se tornar um grande patinador.
Lembre-se: é preciso ter consistência e disciplina para aprender uma nova habilidade.
Se você gostou destas dicas, entre no nosso site e veja os equipamentos para patins que temos disponíveis. Até o próximo texto!