Dicionário do skate: aprenda as gírias e expressões dos skatistas
Para quem não faz parte ou é iniciante no mundo dos skates, entender as gírias do grupo pode ser algo bem complicado. Como entender esse vocabulário, tão próprio e original? Para ajudar você, montamos um dicionário do skate para que você não caia em apuros na hora de trocar uma ideia com outros skatistas.
Partiu descobrir as principais expressões utilizadas nas pistas de skate, o significado e a origem delas?
Importância dos jargões
Antes de tudo, não podemos deixar de falar sobre a importância das gírias e expressões utilizadas entre os skatistas. Cada esporte tem as suas, as quais surgem derivadas de outras línguas ou até mesmo de palavras em português.
Adaptadas à realidade do skate, os jargões passam a significar algo único, que todos os seus integrantes entendem e, assim, ajudam a construir a identidade do grupo. O jargão também torna a comunicação mais rápida, o que pode decidir a sua performance ou a dos seus colegas em esportes de ação – como o skate!
Principais gírias do dicionário do skate
Existe um verdadeiro universo de jargões que são utilizados pelos skatistas. Separamos, a seguir, os principais deles para não ficar por fora:
Fazer session
Derivada da língua inglesa, session significa sessão e, no vocabulário skatista, representa sair para andar de skate. Outra expressão que também pode ser utilizada com o mesmo sentido é “dar um rolê”.
Point
Também proveniente do inglês, point quer dizer ponto e significa o local onde o grupo vai se encontrar.
Nipe
Também pode ser naipe; é utilizado para indicar que uma pessoa tem estilo. Entre os skatistas, é a forma como eles chamam aqueles que estão bem arrumados.
Gangueiro
De origem das “gangues” americanas, com influência do hip hop, gangueiro é o jeito que os skatistas chamam aqueles que se vestem com roupas mais largas.
Truta
Peixe da mesma família do salmão, na linguagem do skate, esse termo significa “amigão”, um parceiro, brother, brô. Essa expressão também costuma ser utilizada na sua forma abreviada, “tru”.
Cabrero
Utilizada pelas pessoas mais antigas, com o sentido de desconfiar de algo; entre os skatistas, cabrero é uma manobra difícil e muito impressionante.
Osso
Muito utilizada entre os paulistas, osso significa uma situação ruim e foi adotada com o mesmo sentido pelos skatistas.
Capote
É o nome dado a uma espécie de ave, chamada de galinha d’Angola. Usada por muitas pessoas no sentido de tomar um caldo no mar, essa gíria também significa uma queda do skate. Outra forma de dizer que levou um tombo é a gíria “tomar vaca”.
Ollie
Esse é o nome dado a uma das manobras mais simples no esporte, que é pular batendo o tail da prancha no chão ou na rampa, elevando o skate. A origem desse nome é o skatista Alan “Ollie” Gelfand, que inventou o movimento.
Como você pode perceber, as gírias e expressões utilizadas entre os skatistas abrangem diversas palavras com origens diferentes, com destaque para a língua inglesa — o que faz todo o sentido, considerando que o esporte tem origem norte-americana.
E aí, gostou do nosso dicionário do skate? Aqui, elencamos os principais jargões para que você comece a se familiarizar com esse universo. Para que você descubra todas eles, no entanto, é preciso pegar seu skate e começar a dar rolê com os trutas — logo você estará fluente em “skatês”.
Que tal aproveitar que já está por aqui para conhecer 5 manobras para arrasar nas pistas? Leia nosso artigo e descubra quais são elas!