Conheça os principais campeões mundiais de surf para se inspirar
O surf é um esporte em crescimento no Brasil. Desde o primeiro título mundial de Gabriel Medina, em 2014, a modalidade entrou no cenário esportivo do país e tem atraído cada vez mais praticantes, que procuram se inspirar nos principais campeões mundiais de surf.
Quer conhecer algumas das maiores lendas do surf? Acompanhe!
Como os campeões mundiais de surf conquistam o título
Antes de conhecer os principais campeões, vamos explicar brevemente o caminho para chegar até o título. O circuito mundial é composto por 11 etapas, disputadas por 34 surfistas que formam a elite do esporte.
O campeonato é de pontos corridos, ou seja, em cada etapa os atletas vão somando pontos conforme a sua colocação. Ao final das 11 etapas, as duas piores não contabilizam na pontuação, e o surfista que tem mais pontos torna-se o campeão mundial daquele ano.
Agora que você já sabe como funciona o tour, conheça a seguir os principais campeões mundiais de surf!
Gabriel Medina
Escolhemos o atleta brasileiro bicampeão mundial de surf, Gabriel Medina, para começar a lista. Medina tornou-se profissional aos 15 anos, quando assinou contrato com a gigante do surf Rip Curl.
Dois anos depois, o atleta já estava classificado para a elite do surf mundial. Em 2014, aos 20 anos, Gabriel se sagrou o primeiro brasileiro a conquistar um mundial de surf. Quatro anos depois, ele repetiu o feito, e hoje é único brasileiro a ter dois títulos mundiais.
Kelly Slater
Provavelmente, Kelly Slater é uma das maiores lendas do surf. Conhecido por quem gosta ou não do esporte, o americano é o maior vencedor do circuito, tendo sido campeão por 11 vezes, 7 a mais do que o segundo maior vencedor.
Nascido em 1972, Slater começou a colecionar títulos já aos 6 anos de idade. O seu primeiro mundial foi em 1992, aos 20 anos. Atualmente Kelly tem 47 anos e continua em ação no circuito.
Mark Richards
O segundo maior campeão mundial de surf, tendo levantado o caneco 4 vezes, é Mark Richards. O australiano nascido nos anos 50 foi destaque da sua época. Logo no início da sua carreira, Mark recebeu o apelido de “Águia dos Mares” por surfar sempre com os braços abertos.
Ele começou no esporte aos 6 anos de idade e foi ídolo de toda uma geração. O surfista se aposentou precocemente devido a diversas lesões. Atualmente Mark é shaper em sua cidade natal, Newcastle, na Austrália.
Mick Fanning
O tricampeão mundial Mick Fanning fez história no mundo do surf. Gabriel Medina, colega de equipe de Mick, já declarou várias vezes que o australiano é a sua principal inspiração no surf. Apesar de começar a surfar aos 5 anos, foi aos 12 que Mick deslanchou, ao se mudar para Queensland, na Austrália.
Em 2002, aos 21 anos, Fanning entrou no circuito mundial. Depois de 5 anos, quando o atleta começou a focar em sua carreira, ele se tornou pela primeira vez campeão mundial. A conquista se repetiu mais duas vezes, em 2009 e 2013.
Em 2018, aos 37 anos, Mick decidiu que era o momento de se dedicar a outras tarefas, e se aposentou do circuito mundial. Ele participou das duas etapas australianas, se despedindo do tour em Bells Beach, etapa realizada pela Rip Curl, sua patrocinadora.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história de quatro campeões mundiais de surf? Apesar de suas histórias diferentes, existe um detalhe em comum para todos eles: a dedicação e persistência.
E aí, ficou inspirado? Então, que tal cair na água agora mesmo? O esporte pode apresentar algumas dificuldades no tempo frio, também. Para ajudar com as temperaturas frias de inverno, confira o post que preparamos sobre os cuidados para surfar no frio.