5 praias brasileiras para fazer uma surf trip nacional
Viajar para alguns grandes destinos do surf internacional, como Havaí, Indinésia ou Bali, é uma experiência única e impactante. Porém, o Brasil possui diversas praias capazes de montar uma surf trip nacional tão rica quanto qualquer um desses destinos.
No artigo de hoje, vamos conhecer alguns dos melhores locais para encarar o mar brasileiro. Escolhemos as praias com base não só na qualidade das suas ondas, mas também na infra-estrutura disponível para receber visitantes por lá. Pegue sua mochila com suas melhores roupas e equipamento de surf e vamos lá!
As praias para fazer uma surf trip nacional no inverno
Praia do Rosa, Santa Catarina
A Praia do Rosa fica na cidade de Imbituba, em Santa Catarina, contando com ondas que vão dos 2 aos 6 pés de tamanho.
Com uma constância alta de ondas de qualidade, o período mais indicado para visitar a Praia do Rosa é durante o inverno no sul do país, já que o crowd do pico durante o verão é muito intenso.
Praia do Silveira, Santa Catarina
Se o Havaí é o point de surf mais famoso do mundo, o seu “equivalente brasileiro” tem que ser a Praia do Silveira, na cidade de Garopaba, em Santa Catarina.
Para quem gosta de tubos, não existe lugar melhor no Brasil. A situação é tão incrível que o meio da praia é chamado de Mike Tyson por causa dos seus tubos potentes.
A Praia do Silveira chega a ter ondas que variam dos 2 a 12 pés de tamanho, sendo indicada para surfistas mais experientes.
Praia da Joaquina, Santa Catarina
Localizada em Florianópolis, a Praia da Joaquina está entre os principais picos para surf no Brasil. Com ondas que vão até os 12 pés, a praia é mais adequada para quem consegue lidar com ondas difíceis.
A Joaquina é também um dos melhores pontos do Brasil para quem gosta de tow-in, especialmente quando o mar sobe.
As praias para uma boa surf trip durante o verão
Itamambuca, São Paulo
Quem gosta de surfar pelo litoral paulista com certeza já visitou a cidade de Ubatuba, a 3 horas e meia da capital paulista.
A principal praia da cidade para quem quer pegar ondas incríveis é a praia da Itamambuca, que já sediou uma infinidade de campeonatos nacionais e internacionais.
Além das ondas extensas, a praia de Itamambuca ainda representa uma ótima oportunidade para quem quer aprender a surfar, mas ainda não deu as primeiras braçadas no mar.
Maresias, São Paulo
Localizada em São Sebastião, no litoral paulista, a praia de Maresias é um desses lugares abençoados, invariavelmente entre os melhores points do país.
Com muitos bancos de areia espalhados pela praia, as ondas tubulares são de nível internacional, quebrando com força e bastante rapidez. Se você der um pouquinho de sorte, ainda é capaz de encontrar profissionais treinando para as principais competições do circuito internacional.
Como deu para ver, a praia não é muito recomendada para inexperientes. A melhor época para visitar é durante os dias mais quentes da primavera.
Cuidados para planejar a sua surf trip nacional
Atenção com a temporada turística
Um dos principais cuidados para o planejamento da sua surf trip nacional é ficar de olho na alta temporada turística nas praias citadas no artigo. Quando há muito crowd (lotação de pessoas) no mar, a prática do surf fica prejudicada pela falta de espaço hábil para as manobras.
Pratique com segurança
O surf é um esporte delicioso, mas pode apresentar alguns riscos. Portanto, verifique com muita atenção o seu equipamento de segurança para poder se divertir sem perigo.
Prepare sua barraca para acampar
Fazer uma surf trip normalmente significa passar o máximo de tempo possível na praia para poder aproveitar o maior número de ondas nos seus melhores momentos. Por isso, prepare seu material de acampar e procure por locais de camping nas cidades por onde você pretende passar!
Agora que você já conhece os futuros destinos da sua surf trip nacional, que tal curtir a gente no Facebook e seguir nosso Instagram para poder se preparar para essa viagem?